728 x 90



  • img

    TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

    Da agulha impante ao destinatário que lhe encheu o peito 2

    Ao princípio os teóricos viam-nos todo-poderosos, a agulha manipuladora inoculando as mentes dos receptor indefeso. Alvo incauto, este último, presa indefesa dos media que mostravam músculo, pedindo o braço d’outrém para a injecção do dia.

    LER MAIS
  • img

    POR DINIS MANUEL ALVES

    Da burra que fugiu e da Diana que perdeu o lugar 2

    "— Gostou do plano da queda? O tipo cai vinte andares bem focado e passo devagar de F16 para F5. — Bela filmagem, Chucky. Diz ao Frazer que abrimos com isto. Aposto que ela o empurrou só para o filmar". Diálogo do filme "Herói Acidental"

    LER MAIS
  • img

    POR DINIS MANUEL ALVES

    Filofax de um Mediadependente 2

    Em Julho de 1994 ficcionámos a agenda de um "dependente" da parafernália de concursos e de espaços de "antena aberta" aos receptores. Chamámos-lhe "Filofax de um Mediadependente", pretendendo caricaturar a exagerada presença dos receptores nos media. Vários anos depois, a dependência consolidou-se. E os media, generosos, souberam retribuir, tornando-se também eles cada vez mais dependentes das prestações dos receptores.

    LER MAIS
  • img

    VISÃO JÚNIOR

    Como se faz uma revista? 2

    O que escondem os armários da nossa redacção? Onde fica? Quem escreve o Cabo Lince?

    LER MAIS
  • img

    EDUARDO CINTRA TORRES

    O Jornalismo Profético 2

    Nas últimas décadas acentuou-se uma prática jornalística fascinante: o jornalismo profético. Os jornalistas passaram a dedicar-se com uma frequência crescente ao anúncio do futuro, ou, o que é diferente e mais poderoso ainda, à previsão do futuro.

    LER MAIS
  • img

    PAULO BALDAIA, DIRECTOR DA TSF

    Sobre o jornalismo que temos 2

    Sobre o mimetismo, as “ondas jornalísticas”, as notícias e a falta delas. Reflexão pertinente, cuja leitura recomendamos.  

    LER MAIS
  • img

    POR ALEXANDRE CLARO LOFF

    Educar e Aprender a Ver Televisão com Olhos de Ver 2

    A televisão dispõe de fortes meios de manipulação da informação e dos consumidores, pelo que o caminho a seguir será uma opinião pública atenta e influente, apoiada por um poder político que aposte, por exemplo, na formação dos professores no domínio da análise dos conteúdos televisivos.

    LER MAIS
  • img

    OS EUROS E OS ESCUDOS ASSINALADOS

    E se um euro valesse… muitos escudos? 2

    Em euros tudo parece uma niquice. Há por aí muita gente aflita porque não entendeu isto desde o início.

    LER MAIS
  • img

    EFEITO WERTHER

    O impacto das notícias dos media no suicídio 2

     Uma das mais recentes e conhecidas associações entre a mídia e o suicídio nasceu do romance de Goethe Die Leiden des jungen Werther (O Jovem Werther), publicado em 1774. Nesta obra o herói mata-se com um tiro após uma malfadada paixão, e pouco depois da sua publicação muitos foram os casos de jovens que usaram o mesmo método para cometer o suicídio. Isto resultou na proibição do livro em determinados locais. Daí o termo “Efeito Werther”, utilizado na literatura técnica para designar os suicídios imitativos.

    LER MAIS