728 x 90



  • img

    Mulher Portuguesa - Álbum de Fotos do Século XX 2

    Viagem fascinante pela iconografia da mulher portuguesa no século XX. Blog que publicámos tendo por base aturado trabalho de pesquisa da aluna Daniela Fernandes Gonçalves.

    LER MAIS
  • img

    Os primeiros dias dos portugueses na praia 2

    As primeiras aventuras balneares em Portugal incluíram dramas, medo, recomendações médicas, fatos-de-banho púdicos e flirts com espanholas. A praia começou por ser um drama. O escritor Gervásio Lobato, tio tetravô do humorista Nuno Markl, não conseguiu esquecer os dias negros que viveu aos 5 anos, em Setembro de 1855, quando a família o arrastava para o areal que então existia em frente à Torre de Belém, em Lisboa. "Eu tremia como varas verdes, chorava, gritava, rebolava-me pela areia, fingia doenças, mas era tudo em vão. Vinha o Roque, um banheiro muito alto, muito forte, muito vermelho de cabelos ruivos, pegava em mim e zás! Água te valha. Lembro-me ainda desse tempo com terror. O mês de Setembro era para mim um mês de suplício. Não tinha um minuto de felicidade nos 43.200 minutos desse negregado mês", escreveu na Ilustração Portuguesa em 1885, numa crónica citada por Maria Graça Briz na sua tese de doutoramento, A Vilegiatura Balnear Marítima em Portugal, 1870-1970.

    LER MAIS
  • img

    Hitler, «essa estranha figura de aventureiro» 2

    30 de Abril de 1932. Na primeira página do trimensal “Alma Nova”, que se publicava na Lousã, já perpassavam temores do que aí viria, agora que Hitler, “essa estranha figura de aventureiro”, cavalgava sem freio e muitos votos.

    LER MAIS
  • img

    PODCAST «VIDA DE JORNALISTA»

    A imprensa brasileira na gripe espanhola em 1918 2

    O Vida volta um século no tempo para contar como foi a cobertura da imprensa durante a epidemia de gripe espanhola no Brasil, em 1918. O jornalismo crítico, a turma chapa branca, o político lunático, as fake news, já estava tudo lá.

    LER MAIS
  • img

    A Caderneta de Cromos de Nuno Markl 2

    Nasceu como rubrica de rádio, na manhã do dia 23 de Novembro de 2009, por ocasião do regresso de Nuno Markl à Rádio Comercial, e tornou-se tão popular que rapidamente se alargou aos mais diversos formatos: livros, espectáculos ao vivo, uma agenda, um jogo de tabuleiro e até figuras de acção.

    LER MAIS
  • img

    JANEIRO 1945

    O Senhor Carlos quer um cinema na terra! 2

      Recebemos uma carta do Sr. Carlos J. Vieira, da qual recortamos os seguintes periodos:

    LER MAIS
  • img

    AGOSTO 1930

    Da Lua, com faróis 2

      "Levarão faróis potentíssimos, para comunicarem com a Terra, desde a Lua" — anunciava a capa da revista espanhola "Algo", de 16 de Agosto de 1930. A gravura da capa ilustrava a "comunicação", da Lua para Espanha, e não para os EUA, país detentor da patente.

    LER MAIS
  • img

    1958

    Brigitte Bardot, a “Bomba Explosiva” 2

      Não há dúvida de que Brigitte Bardot é a "bomba explosiva" de Paris! A última novidade europeia que tem escandalizado e encantado o mundo cinéfilo. Sim, Brigitte Bardot é sumamente escandalosa em tudo o que lhe diz respeito.

    LER MAIS
  • img

    JULHO DE 1970

    Vaca foi a banhos na baía de Cascais 2

    A arte de mal tourear em versão balnear. Retronews a cargo do jornalista Fernando Madaíl, viagem ao passado publicada no "DN Gente", de 19 de Julho de 2008, página 21.

    LER MAIS