Mulher Portuguesa - Álbum de Fotos do Século XX 2
- Retro
- 2020-09-05
Viagem fascinante pela iconografia da mulher portuguesa no século XX. Blog que publicámos tendo por base aturado trabalho de pesquisa da aluna Daniela Fernandes Gonçalves.
LER MAISViagem fascinante pela iconografia da mulher portuguesa no século XX. Blog que publicámos tendo por base aturado trabalho de pesquisa da aluna Daniela Fernandes Gonçalves.
LER MAIS«Faço saber que pelo regulamento policial d’este Governo Civil, de 6 do corrente mês, com execução permanente, aprovado pelo governo, determino o seguinte: Artigo 32º – É proibido nas ruas e templos de todas as povoações deste distrito o uso dos chamados rebuços ou biôcos de que as mulheres se servem escondendo o rosto (...)
LER MAISAs primeiras aventuras balneares em Portugal incluíram dramas, medo, recomendações médicas, fatos-de-banho púdicos e flirts com espanholas. A praia começou por ser um drama. O escritor Gervásio Lobato, tio tetravô do humorista Nuno Markl, não conseguiu esquecer os dias negros que viveu aos 5 anos, em Setembro de 1855, quando a família o arrastava para o areal que então existia em frente à Torre de Belém, em Lisboa. "Eu tremia como varas verdes, chorava, gritava, rebolava-me pela areia, fingia doenças, mas era tudo em vão. Vinha o Roque, um banheiro muito alto, muito forte, muito vermelho de cabelos ruivos, pegava em mim e zás! Água te valha. Lembro-me ainda desse tempo com terror. O mês de Setembro era para mim um mês de suplício. Não tinha um minuto de felicidade nos 43.200 minutos desse negregado mês", escreveu na Ilustração Portuguesa em 1885, numa crónica citada por Maria Graça Briz na sua tese de doutoramento, A Vilegiatura Balnear Marítima em Portugal, 1870-1970.
LER MAIS30 de Abril de 1932. Na primeira página do trimensal “Alma Nova”, que se publicava na Lousã, já perpassavam temores do que aí viria, agora que Hitler, “essa estranha figura de aventureiro”, cavalgava sem freio e muitos votos.
LER MAISO Vida volta um século no tempo para contar como foi a cobertura da imprensa durante a epidemia de gripe espanhola no Brasil, em 1918. O jornalismo crítico, a turma chapa branca, o político lunático, as fake news, já estava tudo lá.
LER MAISNasceu como rubrica de rádio, na manhã do dia 23 de Novembro de 2009, por ocasião do regresso de Nuno Markl à Rádio Comercial, e tornou-se tão popular que rapidamente se alargou aos mais diversos formatos: livros, espectáculos ao vivo, uma agenda, um jogo de tabuleiro e até figuras de acção.
LER MAISEle foram as estradas, o telefone, os caminhos-de-ferro, os portos, o telégrafo, a fotografia, o comboio, a electricidade, os medicamentos, o cinema...
LER MAISRecebemos uma carta do Sr. Carlos J. Vieira, da qual recortamos os seguintes periodos:
LER MAIS"Levarão faróis potentíssimos, para comunicarem com a Terra, desde a Lua" — anunciava a capa da revista espanhola "Algo", de 16 de Agosto de 1930. A gravura da capa ilustrava a "comunicação", da Lua para Espanha, e não para os EUA, país detentor da patente.
LER MAIS