728 x 90

POR DINIS MANUEL ALVES

Filofax de um Mediadependente

img

Em Julho de 1994 ficcionámos a agenda de um "dependente" da parafernália de concursos e de espaços de "antena aberta" aos receptores. Chamámos-lhe "Filofax de um Mediadependente", pretendendo caricaturar a exagerada presença dos receptores nos media. Vários anos depois, a dependência consolidou-se. E os media, generosos, souberam retribuir, tornando-se também eles cada vez mais dependentes das prestações dos receptores.

Pedem-se fotos da catástrofe, escancaram-se fóruns do ouvinte, pedem-se vídeos da tragédia, informações de trânsito (leia-se acidentes e engarrafamentos), pede-se opinião, pedem-se mais fotos e mais vídeos…
Aqui fica o registo desse filofax, para memória futura.


05h — Telefonar para a Renascença. Vou entrar no ar, naquele programa de camionistas e taxistas.
06h — Ver como está o trânsito na zona, e se houver bernarda, ligar para a linha verde da TSF. É o 0 500, não se paga, e eles, coitados, precisam de repórteres como nós. Não podem ter um jornalista em cada estrada.
07h — Recortar os cupões dos programas de tv dos jornais e revistas que comprei ontem.
07h 30 — Preencher os 43 cupões com letra bem legível. Vou pôr alguns em nome da minha mulher e da minha filha, que elas também gostariam de aparecer.
08h — Ligar para uma rádio local para pedir um disco e desejar Bom Dia a todo o vasto auditório.

08h 30 — Escrever umas cartas para a secção "Fala o Leitor", mas só dos 21 jornais que costumam publicar as minhas prosas. Para os outros, que só publicam de vez em quando, não volto a escrever. Há-de sair-lhes do bolso, pois vão ter que contratar um jornalista que escreva notícias para preencher os buracos que as minhas cartas tapariam.
09h — Ir aos correios comprar selos, e enviar os postais do dia. Ver se no apartado já estão os avisos para levantar os 8 prémios que ganhei a semana passada.
Não me posso esquecer de dizer à Silvina para ficar com um dos rádios ligado na Renascença, por causa do Jogo da Mala. Sabe-se lá se é hoje que eles me telefonam.
10h20 — Passar pelo escritório a ver se está tudo bem. Aproveito para telefonar para o painel da TSF. Espero que o assunto em debate me agrade. Mas se não agradar, telefono na mesma.

11h — Até às 13 não quero que me interrompam. Tenho enciclopédias a consultar, para me preparar para a Casa Cheia. E preciso de ir à Biblioteca consultar umas "Bolas" antigas, pois há três perguntas dos concursos da Renascença e da RTP sobre o Mundial às quais não sei responder.
13h 20 — Telefonar à Carla, para a convencer a ir comigo à Caça ao Tesouro da SIC. Ela é muito boa charadista, e deve descobrir logo os destinos da Catarina. Se tiver tempo ligar para aquela rádio onde nos perguntam o que é que almoçámos.
14h — Ensaios com o grupo. O nervosismo é grande, está quase a chegar o dia da nossa ida à Filha da Cornélia.
15h30 — Treino intensivo com a malta que vai comigo ao novo programa de anedotas da RTP. Saber se só devemos apresentar anedotas de ciganos e de alentejanos, ou se também devemos meter algumas de pretos.

16h — Ir à agência tratar da viagem à Madeira, que ganhei no 1,2,3.
16h 30 — Telefonar para a RTP, para saber onde é a gravação do próximo "Você Decide". Se não for muito longe, ainda lá dou uma saltada. Aproveito e levo o carro novo, que ganhei no "Golo da Jornada".
17h — Ensaio das situações de improviso para mandar ao "Isto Só Vídeo", a ver se vem mais uma câmara de filmar.
17h 40 — Reunião com a equipa do Guilherme Leite. Querem mudar o local da boda do meu Nuno. Eu logo vi que isto do casamento ser filmado para a SIC me ia sair do bolso. Mas sempre poupo a reportagem em vídeo, que já estava encomendada ao Oliveira. Ele que me perdoe. E por falar em perdoar, amanhã tenho que ir a Lisboa, à produtora. O Vítor, esse malandro, mandou-me flores, e quem sou eu para não lhe perdoar?
18h — Saber quais são as condições para fazer parte da assistência do programa do Herman. Comprar dez "Casas Cheias". Ir ao contabilista saber como está o meu saldo no que toca aos concursos da rádio, dos jornais e da TV. Ligar para o "Público", para saber se posso trocar a viagem que ganhei à Tunísia.

18h 20 — Ligar para o "Passaporte" da TVI. Talvez vá a Cabo Verde.
18h 40 — Ir buscar a minha filha Rita ao comboio. Pode ser que tenha ganho alguma coisa nos "Encontros Imediatos". Só espero que a viagem não dê em casamento, senão tenho o Guilherme Leite a chatear-me outra vez.
18h 50 — Levantar as fotos do meu neto Afonso, para mandar para o "Mostre-nos o Seu Bébé". Que raio, tantos jornais com esta secção. Parece que é moda. Lá se vão mais umas massas. Ainda são 130 repetições. Mas um neto é sempre um neto.
19h 20 — A minha filha Bárbara aparece hoje na capa de uma revista feminina. Ganhou o concurso "Seja Capa da Activa". Comprar 20 revistas para mandar aos meus amigos.
20h — Vão-me ligar dos "Casos de Polícia", por causa daquele processo que nunca mais anda. Não esquecer de lhes falar da filha da D. Albertina, a vizinha. A miúda desapareceu há três anos, pode ser que eles a encontrem.

21h — Ensaio no rancho das Rosinhas Catódicas. Para a semana vamos ao "Minas e Armadilhas".
22h — Ver as gravações do "Trocado em Miúdos" e do "Palavra Puxa Palavra" onde estive há três meses.
23h — Ensaio com a equipa que vai comigo aos "Queridos Inimigos" da TVI.
00h 20 — Ligar para o Fernando Alves, para o "Postigo". Há uma semana que não falo, devem pensar que já morri.
01h 40 — Fazer a ronda pelas várias rádios minhas amigas, cumprimentar os apresentadores, dar um alô aos amigos que telefonam para a rádio e têm a gentileza de me enviar cumprimentos. Espero estar despachado lá para as quatro da manhã.
A ver se durmo um pouquinho, para aparecer com boa cara nos estúdios das produtoras, amanhã. Participar em três concursos num só dia é estafante. Mas um homem nasceu para sofrer…

 

31.08.2010