728 x 90

PAULO EDUARDO CORREIA

Esta carta trouxe-me lágrimas sem fim...

img

 De entre o baú das memórias, guardo uma em particular, uma carta escrita por um dos meus melhores amigos a um menino – o Pedro Unamet Rodrigues – nascido nesses dias imediatos de glória, então publicada no Jornal de Coimbra. Essa carta, confesso-o sem qualquer pudor, trouxe-me lágrimas sem fim, pela tradução ímpar dessa corrente de solidariedade de que fomos capazes. Colei cópias em todos os vidros disponíveis do local onde então trabalhava, o Tribunal de Família e Menores de Coimbra.

 Completam-se hoje – dia 30 de Agosto de 2019 – 20 anos sobre a realização do referendo em Timor-Leste e que iria conduzir à independência do país (78,50% dos eleitores votaram a favor).

A partir de então, Timor pôde seguir o seu próprio caminho, com as dificuldades próprias de um país pequeno, com poucos recursos, e fortemente marcado pelo colonialismo e pela ocupação por potências estrangeiras (Japão e Indonésia).

Para quem, como eu, seguiu o processo à distância, foram dias de intensa alegria e de uma confiança sem limites (provavelmente exagerada).
Os cordões humanos, as manifestações, as ondas de solidariedade, que por cá então se seguiram, pareciam querer varrer da memória os tempos duros das chacinas em massa, das lutas fratricidas e da pobreza do povo.

De entre o baú das memórias, guardo uma em particular, uma carta escrita por um dos meus melhores amigos a um menino – o Pedro Unamet Rodrigues – nascido nesses dias imediatos de glória, então publicada no Jornal de Coimbra.

Essa carta, confesso-o sem qualquer pudor, trouxe-me lágrimas sem fim, pela tradução ímpar dessa corrente de solidariedade de que fomos capazes.

Colei cópias em todos os vidros disponíveis do local onde então trabalhava, o Tribunal de Família e Menores de Coimbra.

Ao reler essa carta, as lágrimas voltaram, embora temperadas com o conhecimento da realidade actual de Timor.

Não sei a situação actual do Pedro, mas pode ser, como o mundo ficou mais próximo, que alguém lha leia.

Força Pedro, Viva Timor-Leste

Leia a carta, na sua versão integral

Post no Facebook, a 29.08.2019, por
Paulo Eduardo Correia
Inspector Judicial Internacional do Conselho Superior da Magistratura Judicial, a desempenhar funções em Timor-Leste.

Veja o post na íntegra aqui