728 x 90



  • img

    no princípio era o VERBO (às vezes não) 2

    “O verbo é o elemento mais dinâmico e rico da narração: exprime a acção, situa-a no tempo e fornece indicações sobre o sujeito que a pratica (…) Use os verbos, de preferência, no modo indicativo, na voz activa e nas formas simples e afirmativas” - aconselha o jornalista Daniel Ricardo.

    LER MAIS
  • img

    O Nome do Título 2

    Apesar das regras ditarem aos jornalistas que em nome de gente não se mexe, ou com nome de gente não se brinca, a verdade é que os nomes próprios são, nos títulos, pau para muita colher.

    LER MAIS
  • img

    Metatitularidade | Metatextualidade 2

    Hoje ampliou-se aquela imagem de Stendhal, segundo a qual o romance é um espelho pelo caminho fora. Agora há dois espelhos que seguem paralelos e os dois reflectem as paisagens, os homens, os problemas, os caracteres, as circunstâncias. Mas o mais fascinante é que os dois espelhos se reflectem entre si.

    LER MAIS
  • img

    TÍTULOS

    A criatividade na camisa de forças da concisão 2

     Sobre a arte (e a técnica) de redigir títulos de jornais com poucas palavras Redigir títulos com curtas e poucas palavras, de preferência com uma, duas, três ou quatro — incluindo artigos, conjunções e preposições. “São os melhores. Quer ver? A Bíblia , Romeu e Julieta , O Capital , Crime e Castigo, Memórias do Cárcere , Made in Japan , Ganhar , She , E.T., Men Walk on Moon…”.

    LER MAIS
  • img

    A concisão levada ao extremo 2

    Versão 1: OK, concisão sim, mas convém não abusar.  

    LER MAIS
  • img

    E pontos!... 2

      Nos títulos, geralmente, não há pontuação. Todavia, uma vez por outra, um ponto de interrogação ou de exclamação poderão aparecer no fim de um título.

    LER MAIS
  • img

    MUNDIAL DE 2006 EM MANCHETES VERDE-AMARELO

    Do BANHO DE BOLA ao C’EST FINI 2

     O Diário Gaúcho sonhava com “a hora do troco”, o Diário de Santa Maria colocava Marianne empunhando a bandeira verde e amarela, “rumo à vitória, Brasil”. O Jornal de Santa Catarina (Blumenau) jurava mesmo: “Os franceses vão tomar um banho de bola”.

    LER MAIS
  • img

    Ché pibe, no llores… 2

     Há manchetes com estados de alma. Se toca a futebol, então o estado é uma federação enorme, a alma do tamanho do mundo. Siga a trajectória das manchetes do diário desportivo espanhol “Marca”, referentes ao Mundial de Futebol de 2006. Do triunfalismo às lágrimas…

    LER MAIS
  • img

    Fauna Titular 2

     Nomes de bichos nos títulos surgem fundamentalmente nos jornais desportivos, com primeiras páginas que por vezes concorrem com os jardins zoológicos...

    LER MAIS