728 x 90



  • img

    KÁTIA RÊ

    A Fotografia, e Rodin, Lautrec, Degas, e os fotógrafos do retoque 2

    Se pensarmos na fotografia retocada e fizermos uma incursão em algumas regiões menos favorecidas do Brasil, ainda é possível vermos fotógrafos praticando o "retoque", seu instrumental além da cor para colorir cabelos e mudar o penteado ou amenizar as rugas da face, se compõe de moldes vazados para embelezar os trajes ou para conseguir detalhes extras.

    LER MAIS
  • img

    1860-1919

    Francisco du Bocage, o fotógrafo-artista 2

    Considerado um dos mais importantes fotógrafos que actuava em Pernambuco na passagem do século XIX para o XX, pouco se conhece da biografia de Francisco du Bocage (1860 – 1919), que se intitulava fotógrafo artista, evidenciando preocupação com o valor estético da sua produção.

    LER MAIS
  • img

    HENRIQUE ROSÉN

    Retratos Boudoir e Promenade, Heliominiaturas, Vistas fotográficas ou desenhadas ou coloridas a aquarela 2

    “Chama-se, pois, a atenção das pessoas de bom gosto para as seguintes Especialidades: 1o . Retratos de tamanho natural; 2o . Retratos inalteráveis sobre porcelana (não imitação) coloridos ou em cores, transparentes e duma delicadeza excepcional, próprios para presentes em dias de anos, para o natal e ano bom, etc; 3o . Retratos Boudoir e Promenade há pouco tempo introduzidos em Paris, e muito estimados, próprios para as exmas. senhoras e toilettes elegantes; 4o . Retratos de crianças que são tirados instantaneamente, com a maior facilidade, por uma nova combinação química; 5o . Retratos coloridos a pastel, tamanho grande, reproduzidos de qualquer retrato antigo, por mais estragado que esteja; 6o . Grupos grandes de famílias e sociedades, por mais numerosas que sejam, tendo para isso máquinas de construção especial; 7o . Heliominiaturas, por processos aperfeiçoados; 8o . Vistas fotográficas ou desenhadas ou coloridas a aquarela, de fazendas, chácaras, jardins, etc. Os preços serão ao alcance de todos e com 20 por cento de abatimento para as exmas. famílias que preferirem pagar a vista”. A Província de São Paulo, 3 de novembro de 1880

    LER MAIS