728 x 90

GRANDE REPORTAGEM

Hoje não há escola

img

  Reportagem de Dinis Manuel Alves sobre as escolas de um aluno só. Revista Grande Reportagem, n.º 30, 2.ª série, Setembro 1993. Direcção de Miguel Sousa Tavares.  

“Fernanda, de oito anitos, todas as manhãs palmilha três longos kms a pé, o tamanho do percurso que a separa da escola, onde dentro de dias iniciará a 3ª classe. Vive em Telões, mas a escola da terra fechou. Agora, o bê-a-bá aprende-se em Loivos do Monte, para onde se dirige acompanhada de cinco colegas, dois de Telões e outros três do Lugar das Almas. São três mil metros bem esticados pela serra que os garotos têm que subir, pela neve que lhes empapa os passos, pelo escuro dos tempos de Inverno.

José Carlos tinha mais sorte. Ia no carro da professora para a escola. O único aluno de Helena vivia em Cambas, localidade do concelho da Pampilhosa da Serra que a professora adoptou como residência temporária. As aulas eram ministradas na escola de Porto da Balsa.
A única aluna da escola de Vilar, concelho de Castro Daire, vai agora à escola de Vila Pouca. Fica em casa dos avós, de segunda a sexta-feira.
Em Bizarril e Figueirinha não há crianças obrigadas a palmilhar quilómetro nenhum, porque não há crianças naquelas aldeias de Figueira de Castelo Rodrigo e de Mogadouro.” (…)

PARA LER AQUI