728 x 90

REPORTAGEM DE DINIS MANUEL ALVES

Os Eleitos

img

  Meliciano Menut é licenciado em Bioquímica. Trabalha como empregado de mesa na esplanada da Praça da República, em Coimbra. Malan Djassy cursa Economia e já tentou a construção civil, mas as mãos sem calos traíram-no. Constantino Reis trabalha como recepcionista de um ginásio, e nas sobras estuda Medicina.

 Bento Monteiro, 28 anos, aluga cassetes num clube de vídeo, sebentas de Direito escancaradas ao balcão rezando para que os clientes não apareçam.

Vidas negras, da cor da pele que todos ostentam, todos oriundos das Áfricas que Portugal já cumpriu. Agora cabe-lhes a eles cumprir a sina de um curso arrancado a ferros, lutando depois para que o diploma não ganhe ferrugem.

São cerca de seiscentos os que arribaram a Coimbra, empurrados pela fama da uma universidade vetusta, ignorantes do calvário que a todos atende por cá, mesmo assim mil vezes menos calvário que a vida que levariam por terras de Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Angola ou S. Tomé.

Eleitos ou sofredores?
Eleitos e sofredores, respondem em uníssono, nesta viagem pelas vidas dos doutores negros de Coimbra.

Reportagem de Dinis Manuel Alves. Revista Grande Reportagem, n.º 31, 2.ª série, Outubro 1993. Direcção de Miguel Sousa Tavares.

PARA LER AQUI