728 x 90

WEBINAR DINAMIZADO POR SÉRGIO SOARES

O valor da informação em tempos de pandemia

img

O valor da informação em tempos de pandemia foi o tema escolhido para um webinar que decorreu a 17.11.2020, organização a cargo da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar Solum Sul, em Coimbra.

Dinamizado por Sérgio Soares, jornalista da Agência Lusa e professor de Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, o debate percorreu os seguintes temas:
► Da Era da Informação à Era da Desinformação;
► Das medidas para combater o vírus às reportagens, passando pelos especialistas e pela literacia em saúde;
► As fontes de informação fidedignas e os negacionistas;
► As mentiras em torno da pandemia.

ASSISTA OU DESCARREGUE AQUI
[PARTE 1 – 34’ 17’’]     [PARTE 2 – 31’ 05’’]


A informação sempre foi determinante em tempos de crise. Neste momento, com a pandemia criada pela covid-19, mais determinante ainda a informação se torna, sobretudo porque lidamos com um vírus praticamente desconhecido, mas essencialmente porque o vírus da desinformação tem conquistado cada vez mais.
É imperioso, por isso, decidir-se em definitivo se continuamos a trilhar o rápido caminho até que a era desinformação vença a era da informação de vez ou se, ao invés, vincamos os pés e regressamos àquela que quase parece uma era glaciar, em que os órgãos de comunicação social se dedicavam, de facto, a informar e educar.
Esta apresentação faz uma viagem entre estas duas eras e, além de apresentar exemplos concretos sobre as mentiras em torno da pandemia provocada pela covid-19, procura também oferecer ferramentas para que cada um de nós vença no ringue do combate à desinformação.

VEJA/DESCARREGUE A APRESENTAÇÃO POWERPOINT DE SUPORTE AO WEBINAR
 



Sérgio S. Soares é licenciado em Ciências da Informação, pós-graduado em Comunicação Social e jornalista da Agência Lusa desde 1999. Começou a carreira profissional na delegação regional do Norte da Lusa, na editoria de Desporto.

Em 2011 passa a exercer as funções de coordenador da Delegação Norte. Dois anos mais tarde assume a responsabilidade editorial da Região Centro, cargo que desempenha actualmente.

É professor de Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, leccionando “Teorias da Notícia” e “Ética e Deontologia no Jornalismo”. Foi docente na Escola Profissional da Sertã, é formador e foi fundador de vários jornais locais, com os quais colabora pontualmente.