O estudo dos effeitos da luz e da sombra é tão importante como o da pose, porque é a justa distribuição da luz que dá á photographia a illusão de um relevo. A arte da distribuição da luz é muito despresada, mesmo pelos photographos, que só attendem á pose.
Em geral collocam o modelo n' uma extremidade da galeria e dirigem a luz para aquelle lado, regu¬lando-a de uma vez para sempre.
Assim, sejam quaes forem os traços e o caracter dos modelos, a luz é invariavelmente a mesma para todos.
Isto constitue um grande erro, porque a pose das figuras e a sua illuminação estão intimamente ligadas, porque uma dá valor á outra e ambas estão sujeitas ás mesmas regras e pertencem á mesma ordem de estudos.
O retrato deve ser tirado conforme a individualidade da pessoa a photographar, isto é, segundo o caracter moral denunciado nos seus traços e segundo a expressão, a edade e a profissão (...)
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excerto do "Manual Pratico de Photographia", Adalberto Veiga, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, Lisboa, 1905, páginas 129 a 131.
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