728 x 90

HEPICAT

Curta metragem rodada em Coimbra vence no Festival de Cinema de Avanca

  • In Mimi
  • 2020-12-20
img

A curta metragem 'Hepicat', rodada em Coimbra pelo realizador Nuno Portugal e contando com um elenco em grande parte oriundo da cidade, conquistou o prémio para o melhor 'trailer' na edição deste ano do Festival de Cinema de Avanca.

O filme, rodado em vários locais da cidade, como a Praça do Comércio, conta a história do relacionamento que se estabelece entre uma adolescente portuguesa (personagem desempenhada por Mariana Alves) e um imigrante guineense (Mamadu Infali Cassamá) e é descrito como uma obra sobre a 'incomunicabilidade entre dois mundos'.

'Fala de dois mundos completamente diferentes. Há um cruzar [entre essas duas realidades], mas não um misturar', explicou hoje Nuno Portugal à agência Lusa.

A produção da Persona Non Grata Pictures (ex-Zed Filmes) foi distinguida, no último domingo, no Festival de Cinema de Avanca, com o prémio 'Trailer in Motion', uma das categorias da competição oficial do certame.
'É uma valorização do olhar sobre o filme', considerou Nuno Portugal a propósito do galardão.

Com um elenco que integra vários actores da companhia conimbricense Bonifrates, 'Hepicat' (expressão africana que significa 'aquele que tudo vê') versa 'o olhar do imigrante sobre um mundo diferente' e integra ainda algumas imagens da Guiné-Bissau, rodadas 'plano a plano' de acordo com as indicações do jovem realizador.

A obra, produzida por António Ferreira e Tathiani Sacilotto, com argumento de Miguel Triantafillo, estreou recentemente no Café Santa Cruz, em Coimbra, no âmbito de uma sessão sobre imigração promovida pelo núcleo local da Associação SOS Racismo.

Nuno Portugal, de 27 anos, nasceu em Coimbra e é licenciado em Estudos Artísticos (na vertente de Cinema).
O seu primeiro filme foi 'O Outro Lado', uma curta metragem que recebeu uma menção honrosa no Fantasporto e que foi uma das vencedoras no 'Jovens Criadores 2006'.
Ligado à produtora de Coimbra Persona Non Grata Pictures, Nuno Portugal projecta começar a rodar, no final de outubro, 'Papoila', sobre as desilusões do período após o 25 de Abril, projecto integrado na trilogia 'Destino'.

Agosto 2010