728 x 90

TUTORIAIS ADOBE INDESIGN DE ANDRÉ ANTUNES

Se ao início já é complicado...

img

...no final até é simples, como poderão comprovar nos quatro vídeo-tutoriais de autoria do André Antunes. Não podia faltar a música, claro, sabendo-se que integra uma banda, de garagem? de T4? ou apenas de aparcamento para duas motas ao ar livre? Tanto dá...  

A exemplo dos colegas, o André aceitou o desafio que lançámos, de documentar, em vídeo-tutoriais, os passos dados na produção de algumas páginas do seu jornal.

De referir que, quer o André, quer os colegas, se estrearam nesta arte de produzir tutoriais, isto em simultâneo, claro, com a estreia de todos nas lides do Adobe InDesign.

Interessa notar que a unidade curricular de "Design Gráfico Informativo" se pretende propedêutica, municiando os alunos com as competências básicas para o domínio das poderosas ferramentas disponibilizadas pelo Adobe InDesign.

O jornal, de 16 páginas, é composto por trabalhos efectuados pelos alunos no ano anterior, em "Laboratório de Imprensa". Entrevistas, reportagens, artigos de opinião, inquéritos de rua, e um longo etc. ganham forma de jornal no ano seguinte.

Para além das competências adquiridas, os alunos passam a compreender bastante melhor as exigências, as necessidades, as constrições de quem é chamado a paginar textos e fotos de autoria dos jornalistas.
Interpenetração bastante útil, significado acrescido nos tempos de hoje, com o progressivo esboroar das fronteiras entre os diversos actores do processo jornalístico (jornalistas, repórteres fotográficos, designers gráficos).


A acompanhar os trabalhos referidos, os alunos publicaram fan pages temáticas no Facebook, conteúdos obviamente relacionados com a disciplina.
André Antunes escolheu a "publicidade em jornais e revistas" como tema para a sua página, intitulada "Sincronizado".
100 posts publicados entre 12.10.2020 e 02.01.2021, para folhear aqui

VEJA OS 4 TUTORIAIS PRODUZIDOS PELO ANDRÉ

Se ao início já é complicado... (12' 24'')

Entrevista ao Facebook (13' 14'')

Fita do tempo (4' 07'')

Preto no branco (4' 33'')