A fotografia de imprensa não pode dissociar-se do texto que a emoldura. Entre texto e foto jogam-se relações fortes, com a foto a conferir estatuto de verdade ao texto, testemunhando a narração jornalística; com a foto a proporcionar o espectáculo compensador do correr monocórdico da prosa; com a foto reforçando, por redundância, o que se escreve.
Mas do texto em direcção à foto o circuito também funciona: o texto da legenda pode reenviar a foto para outros lugares, para outros sentidos; o texto da legenda ou da notícia desenvolvida pode guiar o sentido que se pretende dar à foto, reduzindo o seu carácter polissémico.
É certo que a fotografia de imprensa tem muita força, força até para ajudar a acabar com uma guerra, força para catapultar uma obscura personagem aos píncaros da fama, ou para a mergulhar no lodo.
Nessa relação foto/texto, importa sinalizar sempre a importância da selecção da imagem que decidimos paginar. Essa selecção e montagem percorre os seus caminhos lado a lado com a subjectividade do jornalista e do repórter fotográfico (…).
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