728 x 90

A 14.ª notícia de um telejornal ou como Manuela Ferreira Leite incorreu num deplorável erro

  • In TV
  • 2021-02-07
img

Ao contrário do que afirmou Manuela Ferreira Leite, a 14.ª notícia de um telejornal é vista, geralmente mais vista que a notícia de abertura ou as notícias da zona de abertura dos telejornais. Estudo inserto na tese de doutoramento* de nossa autoria, suportado por dados de audiência e de share dos telejornais fornecidos pela Marktest (5 em cinco minutos), prova que a audiência dos telejornais do prime time vai engrossando à medida que estes se aproximam do final.

É o “efeito alavanca” a funcionar, as audiências dos espaços informativos alavancadas pelo programa seguinte (programas de humor, telenovelas, etc.).
Em pdf reproduzimos excerto da tese de doutoramento onde esta temática é tratada.
Veja também a notícia da agência Lusa sobre as declarações da líder do PSD.

* "A AGENDA-MONTRA DE OUTRAS AGENDAS - Mimetismos e determinação da agenda noticiosa televisiva”, dissertação de Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialização em Discurso dos Media, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2004.


VEJA A NOTÍCIA DA SIC [14.11.2008]

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008 | 07:58
Presidente do PSD admite dificuldade em passar a mensagem

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, admitiu quarta-feira, em Fátima, ter alguma dificuldade em passar a sua mensagem através dos meios de comunicação social, admitindo que esta é uma questão «a tomar em consideração».
«Esta denúncia que nós como oposição temos obrigação de fazer não é possível ser feita só com uma voz. Mesmo que a sala esteja cheia, não se transmite a nossa ideia só por se estar a falar para uma sala cheia» afirmou no colóquio «Portugal em crise! Que alternativa?», quando interpelada por um dos presentes sobre o que deve o PSD fazer para que os media vejam o partido de outra forma.
Citando o exemplo recente de uma acção do partido, a dirigente do PSD recordou que nesse dia essa foi a décima quarta notícia e teve quatro segundos na televisão.
«No momento da décima quarta notícia ninguém vê já a notícia. A décima quarta notícia não se vê em Telejornal e ainda por cima foi transmitida no momento exacto em que começou o jogo do Sporting», criticou.
Manuela Ferreira Leite sublinhou que «isto foi feito ao maior partido da oposição», acrescentando: «Com media assim é muito difícil transmitir-se a mensagem».
Para a dirigente, «a grande responsabilidade da comunicação social» passa por «transmitir diferentes ideias a todo o país e as pessoas que julguem».
«Não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite», defendeu.
Diário Digital / Lusa