728 x 90

ENFATIZADORES TELEVISIVOS

Elas estão em toda a parte, cobrem o globo e vão até Marte

  • In TV
  • 2021-02-26
img

As televisões estão em toda a parte, cobrem o globo e vão até Marte (acompanhando a Mars Polar Lander); no desporto, oferecem uma cobertura total; num evento específico (Volta a Portugal em Bicicleta, congresso partidário), oferecem-nos tudo o que por ali se passa de importante.

A RTP assumia, em finais de 2001, ter levado os portugueses ao mundo, e ao fim do mundo177. (RTP 1, Dezembro 2001)

SPOT PROMOCIONAL PARA VER AQUI

O texto do spot: “RTP é a voz portuguesa da Europa, que une numa única pátria a língua de um povo, sem longe nem distância. A única televisão que tem como audiência cinco continentes e milhões, muitos milhões de razões para continuar rumo a um futuro que seja sempre mais Portugal. RTP1, RTP2, RTP Internacional, RTP África, RTP Net, RTP Madeira, RTP Açores. Portugal - unidos pela experiência, assumimos os novos desafios de uma cultura sempre nova.

A construção do futuro é uma tarefa presente. Cumpre-se o serviço público a um país que se vive nos quatro cantos do mundo. A RTP levou os portugueses ao mundo, e ao fim do mundo. E tornou-se o local de encontro dos maiores comunicadores, dos maiores desportistas, das maiores emoções. Vimos nascer vidas novas, matar presidentes, atentar contra a vida de papas, morrer princesas, e conquistar impossíveis.
Por exemplo: foi a RTP que nos levou ao Mar da Tranquilidade, e foi com ela que os portugueses conheceram outros portugueses – poetas, cientistas, humoristas, artistas, o povo que somos.

Foi assim que os portugueses conheceram o mundo inteiro, no que tinha de melhor, e de pior; de mais sensível, e visível. Foi assim que Portugal se fez – mostrando a vida. Ainda hoje, a televisão com mais experiência, é a mais disponível, a mais bem apetrechada para as experiências novas. Só temos saudades do futuro.
Agora, como há muito, somos uma televisão do mundo.

A RTP, cumprindo também uma das vertentes de serviço público, aplica as novas tecnologias e as novas tendências estéticas à imagem dos seus canais. Uma imagem que reflecte dinamismo, dinâmica, a estética de uma fábrica de imagens em movimento constante.
Como televisão é espectáculo total, e o espectáculo não pode parar, a RTP nos seus vários canais, está em todo o mundo, cada vez mais junto do seu público. Uma grande aposta, mais portuguesa, mais próxima dos portugueses. Construímos já uma realidade que é futuro. A televisão tem de ser assim, natural; a televisão tem de ser como respirar, em cada minuto de cada dia.

A RTP é também a testemunha das realidades, uma televisão com uma vastíssima rede de correspondentes, nos cinco continentes. A notícia não escolhe hora para acontecer, a notícia traz-se, mesmo que esteja muito longe. A notícia faz-nos falta, e por ela vamos ao deserto, e por ela vamos ao inferno.
A notícia não é um espectáculo, mas põe a vida no lugar mais iluminado de todos os palcos. A notícia tem uma grande equipa para sua informação. Uma televisão de referência que, ao noticiar, visa sempre o interesse público. A notícia, por si, e para si, mobiliza-nos e faz-nos sem fronteiras.
A ciência, as artes, as letras, a história, a sétima arte – onde a nossa estação desempenha um papel fundamental, ao subsidiar o cinema nacional –, fazem a nossa estação.
Promovemos o debate, acompanhamos as mudanças quotidianas operadas no mundo em que vivemos. Todos os dias na RTP, a cultura acontece. Um caso televisivo que é exemplo ao nível internacional.

A RTP é o maior estádio do país. Aqui o futebol joga-se dentro das quatro linhas do ecran. É nesse campo verde que ardem todas as esperanças, que os homens são gigantes e as fraquezas são capazes de vencer seja quem for.
É a RTP que assina a transmissão dos principais jogos da Primeira Liga, o exclusivo em sinal aberto da famosa Liga dos Campeões, e joga tudo na Taça UEFA, onde acompanhou a presença portuguesa, e os jogos a par e passo. É a RTP que vai transmitir para todo o mundo a grande emoção do Euro 2004. O estádio onde brilham as maiores estrelas.

O desporto na RTP não escolhe modalidades. Em campo todas as disciplinas, todos os registos da emoção desportiva, do andebol ao ciclismo, passando pelo hóquei em patins, onde o nosso país tem tradições muito fortes. Somos, em Portugal, a única televisão que cobre todo o panorama desportivo, em todas as modalidades. Em desporto, em Portugal, todas as modalidades passam pela RTP.

Também o teletexto ocupa um espaço notável na nossa oferta. A RTP é a única televisão portuguesa com este serviço. Um serviço onde a informação é cada vez mais variada, e utilizada diariamente por quase dois milhões de utentes.
Paralelamente, a RTP entrou nas grandes auto-estradas da informação.
Informação precisa, formação precisa, programas sobre todas as religiões, programas que somos todos. Temos uma universidade aberta.
Aqui nasceram e nascem os profissionais do audiovisual português.
Crescemos com o nosso país, e somos o país que nos fez crescer.
A nossa língua é a nossa pátria.
A RTP é a alma de um país com alma, a RTP tem uma história, que é a história (…)”.