728 x 90

FERREIRA FERNANDES

Boas fontes fazem felizes jornalistas

img

No sábado passado, três dias ANTES do dia de voto nos EUA, a minha crónica desta página tinha esta frase: "Vou deixar-vos dois números para este ano: 364 a 174."

Referia-me aos votos eleitorais dos candidatos. Sabem qual foi o resultado final das eleições americanas? Obama, 364 votos eleitorais, McCain, 174. Quer dizer, ainda não é bem assim, os 15 votos da Carolina do Norte ainda não estão oficialmente atribuídos e falta um voto do Nebrasca (um dos dois únicos estados, o outro é o Maine, que pode dividir os seus votos pelos candidatos).

Mas Larry Sabato, professor da Universidade da Virgínia, garante que os 15 votos vão para Obama e o voto solitário vai para McCain - e, com esses votos que faltam, os números finais são exactamente os que referi: 364 a 174. E se o professor Sabato diz, é assim e acabou! É que foi a ele que fui buscar, como disse na crónica de sábado, aqueles extraordinários prognósticos.

Ele tem um site a que chama Crystal Ball (Bola de Cristal), e tem posto a América culta (não a esotérica) de boca aberta. Infelizmente, ele só adivinha na política. Se não, eu fazia-me amigo dele e íamos a Las Vegas aos casinos.

Diário de Notícias, 07.11.2008

Actualização: No fecho das contas, Obama amealhou mais um voto. O resultado final foi de 365-173.


A crónica da semana anterior

Pintar a manta a duas cores

Deito-me e acordo, há semanas, com a imagem de uma manta rectangular de duas cores. A cor de alguns dos retalhos é imutável mas outros dançam entre o azul e o vermelho. E estes podem ser claros ou escuros.

Falo do mapa eleitoral dos Estados Unidos e das variações das sondagens nos estados. Um muito democrata (azul-marinho), outro republicano fraco (vermelho deslavado)... Sites que mastigam dezenas de sondagens por dia - o RealClearPolitics, o 538, o Pollster... - alimentam o meu vício recente. "Hoje como está o Missouri?", é assim que me levanto. "Olha, a Geórgia empalideceu!", exclamo como se tal mudasse a sorte ao mundo.

O problema, como é próprio dos viciados, é que eu acredito mesmo que o meu futuro depende da cor que a Virgínia vista na próxima terça-feira. Como todos os viciados, aumento a dose. Agora é a Crystal Ball, bola de cristal, que frequento. É um site de um professor da Universidade da Virgínia, Larry Sabato. Ele é uma autoridade mundial em adivinhar (cientificamente, diz-se). Em 2004, as suas predições bateram certo a 99%. Vou deixar-vos dois números para este ano: 364 a 174. Na próxima quarta-feira, falamos.

01.11.2008
 

Artigos relacionados:


  • O Jornalismo Profético