728 x 90

AULA ABERTA COM PEDRO RIBEIRO (RTP)

Alinhar, cair, alinhar, cair, alinhar, cair, alinhar... difundir

  • In TV
  • 2021-02-28
img

Na disciplina de “Representações dos Media” (aula online, 07.05.2020) tratámos de desvendar mais uma faceta da complexa máquina da informação televisiva, a que reporta à “queda de peças”, à introdução, nos alinhamentos, de “peças de socorro à agenda”, sempre sequiosas por socorrer, mas quase sempre desprezadas.

Análise detalhada da batalha que foi necessário travar por parte da editoria de Coimbra da RTP para que uma peça referente ao Projecto "Distância Focal" visse a luz do mágico ecrã catódico.

A peça esteve por quatro vezes agendada para difusão no programa “Portugal em Directo”, da RTP1, tendo “caído” nas primeiras três.

Esteve alinhada para quinta-feira, dia 30.04.2020, caiu fragorosamente porque o Primeiro-Ministro resolveu fazer uma comunicação ao país.
A 1 de Maio, sexta-feira, volta de novo ao alinhamento, pavoneou-se de soberba durante 1h25m, para “cair” mesmo nos “finalmente”.
De segunda-feira, dia 4, nem vale a pena falar.
Não morreu na praia, sacudiu a espuma e voltou ao alinhamento terça-feira, 5 de Maio, desafio terrível atendendo às 34.187 notícias sobre o início do fim da nossa prisão domiciliária (leia-se desconfinamento).
Batalha vencida, também para dar razão ao velho ditado “não há três sem quatro”!

Pedro Ribeiro, responsável pela Delegação da RTP/RDP na Região Centro, foi o convidado desta aula aberta.
O jornalista detalhou o complexo mecanismo de agendamento e difusão das peças enviadas para a redacção central, sendo a parte final da sua intervenção dedicada à peça acima referida.

O “Portugal em Directo” funciona como o primeiro de dois programas em que a estação pública aposta forte no “efeito alavanca”, conquistando espectadores para o “Preço Certo” que, por sua vez, tem por missão consolidar os ganhos a nascente, engrossando o caudal que tem as 20:00 como hora marcada para chegar à foz, ao “Telejornal”.

VEJA OS VÍDEOS   |   AULA ABERTA DIVIDIDA EM 3 PARTES (duração total de 1h 19' 38'')

PARTE I 

PARTE II

PARTE III

 A notícia sobre o Projecto “Distância Focal” emitida pela RTP encontra-se disponível no Youtube, canal Youtorga.

PARA VER AQUI

 


“Distância Focal”, diário fotográfico na web, projecto da Licenciatura em Jornalismo do ISMT, com a coordenação de Dinis Manuel Alves, revela os “pedacinhos do céu” de cada um dos alunos, docentes e funcionários do Instituto Superior Miguel Torga, em mais de 1300 fotografias.
Trata-se de um registo fotográfico diário dos seus dias em quarentena, materializando-se publicamente numa conta do Instagram, estando disponível em https://www.instagram.com/distanciafocal2020/ .
Projecto iniciado a 28 de Março de 2020, poucos dias depois do regresso forçado dos jovens a suas casas, por força do estado de emergência.