Cavaco foi à tropa, Sampaio não.
Nos meios pequenos os jornalistas debatem-se com falta de notícias, falta de assunto. A alternativa consiste muitas das vezes no recurso a matérias de índole nacional, ou até internacional.
Funcionando tais inserções como recurso, estas vêm ocupar um espaço destinado às notícias locais. E os leitores por certo se sentirão frustrados por não encontrarem no jornal da sua terra… notícias da sua terra.
Não queremos significar que um jornal local esqueça a realidade nacional ou internacional. Nada disso. O que importa é que um jornal local se não esqueça das notícias locais!
Se os protagonistas locais não produzem factos noticiáveis, o jornalista não deve esmorecer. Há que dar largas à imaginação, tentando descortinar assunto onde à primeira vista pareceria difícil consegui-lo.
E por vezes nem é. É que até os assuntos nacionais podem ser por nós vestidos com uma roupagem local.
Vejam este exemplo. De uma simples afirmação de um dirigente político nacional, conseguimos "assunto" para duas páginas de jornal. Com a ajuda de fotografias, é claro.
Estávamos na altura em campanha eleitoral para as eleições presidenciais, que tiveram lugar em Janeiro de 1996. Um dos candidatos, Jorge Sampaio, não cumprira a tropa, e o seu adversário, ou a entourage a Cavaco Silva ligado, resolveu explorar a "fuga" a tão patriótico dever.
Um pouco à moda do que se havia passado aquando da campanha presidencial americana, aí com Bill Clinton a ser fustigado, por também ter dito não à guerra do Vietname.
A polémica havia-se instalado, e o que resolvemos fazer? Tão simplesmente dar uma cor local ao tema. Fomos junto de personalidades da região, incluindo aqui alguns militantes do partido a que Cavaco Silva pertencera, saber se haviam cumprido o serviço militar.
As respostas foram curiosas, e o pretexto serviu ainda para alguns dos entrevistados lembrarem peripécias do seu tempo de tropa.
Regionalizar um tema nacional que esteja na berra é sempre uma alternativa à falta de assunto local.
PARA LER AQUI
Na foto: Cavaco Silva, militar em Moçambique, 1964