728 x 90

EM LIVRO E NA «PROVA ORAL»

Joaquim Letria - Sem Papas na Língua

img

Personalidade incontornável do jornalismo português, no meio século que leva de profissão, Joaquim Letria passou por alguns dos mais importantes meios de comunicação social nacionais e estrangeiros, tendo ele próprio sido fundador de jornais e revistas, responsável por projectos editoriais que marcaram o percurso da imprensa portuguesa.

Introduziu novos formatos jornalísticos no País, como o Tal & Qual, primeiro tablóide, a revista Sábado, primeira newsmagazine, vários programas que trouxeram o modelo do phone in para a rádio, ou os primeiros talkshows em televisão. Nas conversas que dão corpo a este livro, Joaquim Letria faz não só um retrato da profissão como também da própria sociedade, oferecendo verdadeiros frescos de um outro tempo. Sem medo das palavras - "sem papas na língua", como o nome de um seu programa de rádio que serve também de título a este livro - ao falar sobre as relações entre a comunicação social e o poder, à margem de cumplicidades ou corporativismos, não poupa nenhum dos lados.
Livro de Dora Santos Rosa
 

Joaquim Letria fala do livro e de muitas outras coisas no programa "Prova Oral", de Fernando Alvim (29.07.2014)
A parte da entrevista a uma cadeira vazia, na RTP2, explicada entre os minutos 41' 57" e 44' 05''.


.............................................................................................................................................................................


História da informação no Canal 2

A informação do Canal 2 da RTP nasceu em 1978 e apostou numa estrutura diferente da do Canal 1, nomeadamente, numa informação mais interventiva. O primeiro boletim informativo foi cancelado por razões políticas.

A equipa que preparou essa primeira proposta de jornal queria fazer uma informação menos comprometida com o poder, e contava nas suas fileiras com nomes como os de Carlos Pinto Coelho, José Júdice ou Joaquim Letria.

Este primeiro jornal tem um fim prematuro, devido a questões políticas, mas poucos anos depois regressa uma nova equipa, com o mesmo espírito. É nessa altura que acontece uma entrevista que ficou célebre: a entrevista da cadeira vazia.

Um ministro assegurou a Joaquim Letria que estaria presente, em estúdio, para uma entrevista, mas cancelou à última da hora. Letria colocou uma série de perguntas à cadeira onde o convidado deveria estar sentado.

VEJA O VÍDEO