728 x 90

Heisenberg e os estivadores

  • In TV
  • 2021-05-21
img

Exemplo do efeito Heisenberg, alteração de um acontecimento pela presença de jornalistas.

Trata-se, aqui, da manifestação mais inócua de tal efeito, com os estivadores manifestando-se ruidosamente apenas durante o directo da TVI.

PARA VER AQUI (TVI, 29.11.2012)

Nota-se um dos coordenadores a chamar mais manifestantes para ajudarem à festa, também o pouco cuidado demonstrado ao desmobilizarem ainda antes da jornalista ter concluído o directo.

O efeito Heisenberg* foi herdado da Física por investigadores do campo dos media, aquando da revolta estudantil em Paris, Maio de 68.
A certa altura, começou a perceber-se que a presença de repórteres gerava actos mais violentos por parte dos manifestantes, criando questões deontológicas delicadas aos jornalistas, chamados a reportar e não a “incendiar”.
Isto aconteceu fundamentalmente com as transmissões radiofónicas.

*O Princípio da Incerteza de Heisenberg, formulado em 1927, é um dos bastiões da mecânica quântica. O princípio é geralmente apresentado aos alunos de física como uma afirmação sobre a incerteza intrínseca aos sistemas quânticos - algo bem fundamentado e largamente demonstrado. No entanto, Heisenberg formulou originalmente o seu Princípio em termos do “efeito do observador”: a relação entre a precisão de uma medição de uma partícula quântica e a perturbação que essa medição cria, como quando um fóton é usado para medir a posição de um elétron.