728 x 90

Silêncio que se vai escrever um título!

img

Ao mundo da música vão os jornalistas buscar inspiração para alguns dos títulos que encabeçam os seus artigos. A preferência vai sem dúvida para os títulos de canções portuguesas, mas também os há copiados da música forasteira.

Há títulos mantidos na íntegra, e outros servindo de suporte para alterações ao bel-prazer do jornalista, de forma a adequá-los ao artigo que se anuncia.

Por vezes são os nomes dos próprios agrupamentos musicais que são chamados a título; noutros casos o título engloba o nome de um intérprete; noutros ainda são rebuscadas frases de canções. Há títulos truncados abruptamente, outros a que são apostas as tradicionais reticências, lembrando ao leitor que há algo para completar. Há títulos de canções que servem para encabeçar notícias sobre temas díspares; há os que resistem às modas, e outros que se evaporam mal a canção desaparece dos tops.

Do fado à canção de protesto, das cançonetas populares ao hino nacional, a todos os géneros os jornalistas vão beber inspiração para os seus títulos.

Um carrossel de exemplos para ver nesta apresentação powerpoint. (200 slides)
Exemplos de títulos acompanhados das músicas que os inspiraram, pelo que esta apresentação tem (MUITA) música...