728 x 90

Palavras Caras, um KISS (Keep it simple stupid) e o Prefeito de Quixeramobim

img

Os jornais não devem exigir que as pessoas os leiam com um dicionário ao lado, como gostaria um certo articulista de uma publicação do interior. Depois de horas 'burilando' seu texto, buscando palavras herméticas num pesado dicionário, ele pula da cadeira com os braços erguidos, vibrando: 'Deste artigo ninguém vai entender nada!" (MALIN, Mauro. Jornais para se ler com ajuda de dicionário. Site do Observatório de Imprensa, 5-3-1999). Pasme-se, mas a verdade é que ainda há quem estoire toda a fortuna a comprar “palavras caras” para verter em notícias.  

“Congresso SUBJUGADO ao tema”, “Covid-19 OBLITEROU cerca de mil empresas”, “NOTA COMUNICACIONAL DISSEMINADA nas redes sociais” são exemplos recentes, por nós coligidos.

Nada que se compare, claro, com o Prefeito de Quixeramobim?/munícipe de Quixeramobim?, para o caso tanto dá. Não conferimos no Guiness, mas a personagem deve lá estar registada, na secção das palavras “estrogonóficas”.
Confira aqui, que vai adorar!

Deixamos, neste ficheiro pdf, alguns comprimidos que levarão, garantimos, os estroinas das palavras de luxo a entrar no paraíso da simplicidade.