728 x 90

RETRATO NARRADO

Bolsonaro

img

Quase 58 milhões de pessoas viram em Jair Bolsonaro, um deputado até então quase folclórico, uma solução para o país. Como isso se explica? Quais passos de Bolsonaro o levaram até a Presidência da República? E por que parece que a imprensa está sempre um passo atrás dele?

Pensando nisso, a jornalista Carol Pires decidiu não correr atrás de cada notícia. Como alternativa, fez o caminho inverso. Começou a andar para trás a fim de desenrolar esse novelo e entender quem é Jair Bolsonaro.

A empreitada inaugurou a série de podcasts "Retrato Narrado" que se propõe traçar o perfil de personagens de relevo em diversas áreas.

A primeira temporada começou a 30.09.2020, com exclusividade no Spotify. No programa de estreia, Carol esteve em Eldorado, cidade natal do presidente. Brasília e Rio de Janeiro também foram destinos da jornalista durante as gravações, que resultaram nesta série de seis episódios.

Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo, com reportagem, roteiro e apresentação de Carol Pires. A direção é de Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux. A montagem é de Jordana Berg com assistência de Victoria Zanardi. A música original foi composta por Pedro Leal David. A produção é de Aline Scudeller e Claudia Nogarotto, e Marlos Ápyus realizou a pesquisa para alguns dos episódios da série. Gustavo Zysman, Rafael Bordalo, Gustavo Amora, Rodrigo Pereira e Pedro Farias fizeram a captação de áudio em diferentes episódios e diferentes cidades. A checagem é do Érico Melo e da Marcella Ramos. A mixagem da série é de João Jabace e a promoção de Mari Faria.
fonte

OUÇA OS SETE EPISÓDIOS
[ 1 ]    [ 2 ]   [ 3 ]   [ 4 ]   [ 5 ]   [ 6 ]    [ 7 ]

 

LEIA TAMBÉM
Retrato Narrado: desconstruindo Jair Bolsonaro
este artigo em pdf

"Ele é o pai do Flávio, do Carlos e do Eduardo. E também do Jair Renan e da Laura. Ele foi um dos mais barulhentos deputados no Congresso. O governo dele é um estudo de caso. E não só aqui, no mundo todo. E mesmo assim, parece que ele está sempre um passo adiante dos analistas. Por isso eu, Carol Pires, decidi fazer o caminho contrário. Eu passei a andar para trás". É assim que a jornalista Carol Pires nos conduz por sua jornada para entender quem é Jair Bolsonaro e como aquele jovem criado em Eldorado deixou de ser um deputado relegado aos programas de auditório para ser visto como a pessoa ideal para conduzir o país. Durante seis meses, ela viajou pelo Brasil atrás de seus amigos, familiares, professores, vizinhos, colegas de Exército, do Congresso, afetos e desafetos. A pesquisa se transformou na primeira temporada do podcast Retrato Narrado, uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo.

Carol foi buscar essa história do começo. Grávida de sua primeira filha, pegou a estrada ao lado de Gustavo, técnico de som, e partiram cheios de equipamentos para Eldorado, cidade paulista no Vale do Ribeira onde cresceu o presidente. Lá também ficava a casa da família de Rubens Paiva, militante assassinado pela ditadura militar cuja memória é alvo de constantes ataques de Bolsonaro, e também foi onde aconteceu um cerco ao guerrilheiro Carlos Lamarca, que trocou tiros com as forças policiais antes de fugir pela mata. Cada passo do jovem que queria ser jogador de futebol, mas entrou para o Exército por ordem do pai, é uma peça desse quebra-cabeça narrado pela jornalista. Ela relata, ao longo de seis episódios, momentos grandiosos e outros nem tanto – mas talvez ainda mais fundamentais para entender esse retrato. O começo da relação de Bolsonaro com a imprensa, ainda na década de 80, sua indisciplina militar, a chegada nas redes sociais... Tudo está lá: seus sucessos, seus fracassos e suas contradições.