728 x 90

SABE O QUE É UMA NOTÍCIA «REDOM»? E UMA «REDOMDOM»?

João Bizarro explica

  • In TV
  • 2021-05-30
img

Começou miudinho no jornalismo. Quando falou connosco, a 22.04.2021, fez as contas e já lá vão 42 anos de caneta e câmaras. Começou aos 18, numa redacção que tinha as seis da tarde como hora de fecho do jornal.

Só havia uma máquina de escrever para seis jornalistas. Faziam fila, rogavam pragas aos que teclavam com modorra. Quando a actualidade apertava, os linguados iam para a composição escritos à mão, alguns gatafunhos de permeio.

Nesta aula aberta, João Bizarro dá nome às peças de socorro à agenda, aquelas que entram nos alinhamentos um ror de vezes, e caem com fragor dia após dia. O mais curioso é que não se queixam, as “rolhas”.
Do que apontámos e pedimos licença para transcrever, os telejornais têm uma duração maior que a de dois comboios com muitos vagões, “um saco que é preciso encher”, doa a quem doer; as notícias de proximidade são cada vez menos, resultado da crescente centralização na redacção central, que, como central que é, trata de fazer jus ao nome.

Depois temos as “notícias REDOM” e as “notícias REDOMDOM”. No dicionário não aparecem, trata-se de actualidade requentada, restos de ontem, as primeiras, restos de anteontem, as segundas.

Quanto ao resto, e será muito, devem ver/ouvir aqui. 1h 26m que vale a pena, focalizada no actual "estado da arte" do jornalismo televisivo, com digressão incluída pela complexa engrenagem de produção de notícias para televisão, assim como pelas especificidades do trabalho de correspondente.

João Bizarro, há largos anos desempenhando as funções de jornalista na delegação de Coimbra da TVI, foi editor do Aurinegra e do Diário As Beiras, jornalista do Diário de Coimbra e Correio de Coimbra, para além de colaborador da RDP e da Rádio Renascença.

O ciclo de e-Lessons | Desafios da Comunicação, lançado pela Licenciatura de Jornalismo, do ISMT, propõe-se abrir espaço a uma ponderação generalizada e transversal, recorrendo a especialistas de diferentes áreas da sociedade. Das mudanças no meio digital, ao ensino, às responsabilidades sociais e éticas, à imagem, ao jornalismo, ao meio empresarial, pretendemos que as e-Lessons do ISMT sejam espaços de debate úteis a todos os que tenham interesse em juntar-se a nós, gratuitamente, para partilhar conhecimento.

Já que está aqui, aproveite para ver a colecção completa das e-Lessons, playlist disponível no Youtube

Como bónus, a bombástica revelação de que João Bizarro, seguindo a trilha de outros 37.855 jornalistas, não é homem de cumprir promessas. Está tudo aqui, só para ver, nada de alardear aí pelos cafés do bairro…

 

Artigos relacionados:


  • E que jeito dava prá fragoneta