728 x 90

TUTORIAIS ADOBE INDESIGN DE KARYS JORDÃO

Um jornal impresso, feito em vídeo

img

O dinamismo, a vontade imensa de aproveitar as oportunidades, a sede de saber, são características intrínsecas da Karys, daquelas alunas que não esquecem. Um tutorial? Dois? Três? Nada disso. Vai tudo em vídeo, do princípio ao fim. E foram "só" 15 - QUINZE - 15. Curioso o facto da maior parte dos tutoriais ter sido produzida já depois do ano lectivo ter terminado, com as notas lançadas...

De referir que, quer a Karys, quer os colegas, se estrearam nesta arte de produzir tutoriais, isto em simultâneo, claro, com a estreia de todos nas lides do Adobe InDesign.

Interessa notar que a unidade curricular de "Design Gráfico Informativo" se pretende propedêutica, municiando os alunos com as competências básicas para o domínio das poderosas ferramentas disponibilizadas pelo Adobe InDesign.

O jornal, de 16 páginas, é composto por trabalhos efectuados pelos alunos no ano anterior, em "Laboratório de Imprensa". Entrevistas, reportagens, artigos de opinião, inquéritos de rua, e um longo etc. ganham forma de jornal no ano seguinte.

Para além das competências adquiridas, os alunos passam a compreender bastante melhor as exigências, as necessidades, as constrições de quem é chamado a paginar textos e fotos de autoria dos jornalistas.
Interpenetração bastante útil, significado acrescido nos tempos de hoje, com o progressivo esboroar das fronteiras entre os diversos actores do processo jornalístico (jornalistas, repórteres fotográficos, designers gráficos).

A acompanhar os trabalhos referidos, os alunos publicaram fan pages temáticas no Facebook, conteúdos obviamente relacionados com a disciplina.
Karis Jordão escolheu o tema "Revistas Femininas: a Evolução Gráfica" como tema para a sua página.
109 posts publicados entre 12.10.2020 e 12.01.2021, para folhear em https://www.facebook.com/designrevistasfemininas

VEJA OS 15 TUTORIAIS PRODUZIDOS PELA KARYS

1
O fascínio do Branco (13' 05'')
Se achas que uma página de jornal/revista deve ter o máximo espaço ocupado, este tutorial é ideal para ti. Aqui vou mostrar-te como a presença e destaque do BRANCO pode fazer toda a diferença!

2
Se com uma já era bom, com duas é excelente! (6' 49'')
Neste tutorial mostro-te como podes criar uma capa para um artigo mais extenso e de maior importância. Precisas apenas de uma foto, com qualidade, e o resto explico-te a seguir. Vem daí!

3
Reportagem Parte I (6' 03'')
Se estás a iniciar a tua experiência com o InDesign, aqui podes ver como se podem construir páginas comuns de um jornal. A explicação está dividida em dois tutoriais. Aqui vais aprender a inserir imagens, colunas, caixas de texto… tudo o que precisas para poder brilhar!

4
Reportagem Parte II (3' 42'')
(continuação do tutorial n.º 3)

5
Aprende a destacar apenas uma cor numa fotografia (5' 33'')
Não sabes como destacar só uma cor numa fotografia? Assiste a este vídeo e eu explico-te todos os passos! Começa por abrir o Photoshop e aprenderás o resto em 5 minutinhos.

6
Cor destacada (6' 22'')
Arriscar é fundamental quando começamos a trabalhar com novos programas de edição. Aqui mostro-te como podes utilizar 3 fotografias diferentes com a mesma cor destacada. As caixas de texto foram as ferramentas-base. Do que estás à espera? Vem daí!

7
A vida são dois dias... (7' 52'')
A vida são dois dias e por isso devemos aproveitá-los em GRANDE! Na maioria das vezes temos à disposição todas as ferramentas que precisamos para trabalhar, mas as ideias são escassas. Neste tutorial mostro-vos como as letras gigantes podem ser trabalhadas e exploradas. O jogo de cores é também fundamental. Queres ver o resultado? Assiste ao vídeo!

8
Vamos embarcar! (5' 37'')
Vamos embarcar? Com o Flip Horizontal consegues criar páginas bastante apelativas. E foi isso que fiz neste página. Além disso, ensino-te a manusear a ferramenta “Elipse” e também a inserir fotografias sem as deformar. Estás curioso/a?

9
Lar Verde Recanto (15' 35'')
A presença da cor BRANCO dá muita força ao conteúdo que comporta. O céu é o limite e é importante desafiarmos a nossa criatividade quando nos submetemos a determinados trabalhos. Se também achas que o espaço em branco não é elegante de se ver, este vídeo vai provar-te o contrário…

10
Devagar se vai ao longe (10' 29'')
Esta página é ideal para quem está a iniciar a sua caminhada no InDesign. Utilizei ferramentas básicas como caixas de texto, elipses, inserção de colunas e imagens e também chamo a atenção a outros pormenores. Vem aprender!

11
Influencers Digitais Parte I (8' 37'')
Por vezes as ideias surgem, mas parecem difíceis de concretiza, não é verdade? Há alturas em que estamos menos criativos, mas podemos ir buscar ideias a outros sítios. A web disponibiliza "milhares de milhões" de exemplos. Resta-nos apreciar e tirar o melhor partido dessas dicas! Com uma elipse e dois semicírculos saiu esta página que não passará despercebida. Assiste ao vídeo porque eu explico todos os passos!
Nota: este artigo está divido em vários tutoriais.

12
Influencers Digitais Parte II (6' 45'')
Esta é a continuação do tutorial anterior. Caixas de texto, imagens e colunas, é tudo o que precisamos para construir esta página.

13
Depressa e bem não há quem (5' 28'')
Neste tutorial vou mostrar-vos a importância da sintonia entre cores.

14
Ups... cala-te boca! (24' 46'')
Esta página éa uma compilação de várias ferramentas que usei ao longo da criação deste jornal. Quadro de retângulo; linha; elipse e colunas. Queres saber mais? Vê o vídeo!

15
Chegámos ao fim (21' 16'')
Mostro-vos agora a última página que fiz. É a primeira página do jornal, que deve ser sempre a última a fazer, porque é onde se inserem as chamadas de capa, bem como os assuntos mais relevantes do jornal. Este foi o estilo de que mais gostei. E tu? Gostaste? Espero que sim! Obrigada por assistires.