728 x 90

Antes de partilhar, à avó vamos perguntar

img

A poucos dias de receberem o diploma de finalistas, os alunos da turma do 4.º B da Escola Básica de Solum Sul, uma tropa comandada pela simpática professora Conceição Nave, receberam a visita da “Escolinha dos Media”, na primeira acção fora de portas desta iniciativa de literacia mediática da Licenciatura em Jornalismo do Instituto Superior Miguel Torga.

VÍDEO PARA VER AQUI

Tecnologicamente aptos para criarem grupos de Whatsapp com uma velocidade quase assustadora e praticantes profissionais do Roblox, entre outras artimanhas, os alunos do 4.º B foram sensibilizados para as virtudes da internet, mas também para os seus inúmeros perigos, por Sérgio S. Soares, professor de Jornalismo no Instituto Superior Miguel Torga, delegado da agência Lusa na região Centro e jornalista há mais de 20 anos.

A pegada digital e a forma como isso influencia na publicidade aos brinquedos, a necessidade de comprarem jornais e verem e ouvirem jornais digitais foram alguns dos temas tratados.
Além disso, estes petizes de 10 anos foram igualmente alertados para a partilha de informação que pode ser falsa e para os riscos da partilha de fotografias e outras conteúdos nos seus grupos de conversação.

Ficou selado o acordo entre as partes: Se eu perguntar aos meus pais ou aos meus avós se posso partilhar isto, qual seria a resposta? Se a resposta for negativa, já sabem os gaiatos o que devem igualmente fazer.

A Escola Básica de Solum Sul integra o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em Coimbra.

Iniciativa de literacia mediática integrada no projeto “Escolinha dos Media”, da Licenciatura em Jornalismo do ISMT. O projecto é dirigido a crianças e jovens dos três Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e tem como objetivo melhorar os seus níveis de literacia mediática. Surge da necessidade, há muito sentida, de suprir, no público-alvo referido, lacunas gritantes no que reporta à literacia mediática, conhecimentos considerados fundamentais para uma esclarecida e salutar vivência numa sociedade democrática.

Registo videográfico de Miguel Almeida