728 x 90

Os jornalistas são detectives com penteados muito giros

img

A tela branca, alcoviteira, aguardava, ansiosa, a experiência de ganhar vida, não com afagos de aguarelas, mas com pontos de interrogação. Uns 20, pelas nossas contas.

Precisando, não seriam os pontinhos a impressioná-la; como bons agentes-provocadores, limitaram-se a interrogar, fazendo jus ao nome e à função, deixando as despesas da conversa, leiam respostas, para a turma do 2.º B, da Escola Básica de Solum Sul, em Coimbra.
Objectivo desta tarefa lúdico-artística, a de pintarem o perfil do “jornalista”.

Podem, neste vídeo, aceder à galeria e, se for caso disso, extasiarem-se com a beleza do quadro. A visita é rápida, dois minutos menos 18 segundos.

A Escola Básica de Solum Sul integra o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em Coimbra.
António Craveiro é o professor desta simpática turminha.

O provocador-mor dá pelo nome de Sérgio S. Soares, é Delegado da Agência Lusa na Região Centro, jornalista há mais de duas décadas e docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).

Iniciativa de literacia mediática integrada no projecto “Escolinha dos Media”, da Licenciatura em Jornalismo do ISMT. O projecto é dirigido a crianças e jovens dos três Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e tem como objectivo melhorar os seus níveis de literacia mediática. Surge da necessidade, há muito sentida, de suprir, no público-alvo referido, lacunas gritantes no que reporta à literacia mediática, conhecimentos considerados fundamentais para uma esclarecida e salutar vivência numa sociedade democrática.

Registo videográfico de Miguel Almeida