Histórias com Gente Dentro, programa onde as pessoas anónimas são as protagonistas e o jornalista permanece invisível.
As gentes e as suas histórias são tudo o que o programa tem para dar. O jornalista permanece invisível, apenas se prestou a ouvir o que tinham para lhe contar. E é apenas isso que traz, conta Ana Sofia Fonseca.
"Foi um trabalho muito discutido e muito pensado. O que quisemos fazer foi, sem perder o ângulo do jornalismo, mostrar estas histórias de forma diferente. Toda a gente tem uma boa história para contar. É preciso é saber ouvi-la. Quisemos que o espectador sentisse que estava a olhar para a campa de Salazar, no Vimieiro. A missão é levar quem vê a viver aquela realidade. O jornalismo não existe sem as pessoas", diz a autora. "O jornalista não perde nada em ficar invisível, em dar voz às pessoas", acrescenta.
"A Família", que inaugurou a segunda temporada de episódios, traz um conjunto de histórias de famílias de vários tipos. Temos o caso do Tio João, um locutor de uma rádio de Bragança cuja família são os ouvintes. Ele tem um programa matinal, mas uma ligação muito forte com quem o ouve e que vai muito além da esfera da rádio.
A jornalista Ana Sofia Fonseca, autora da peça, fala de uma reportagem marcada por momentos de aventura: "O programa do Tio João era transmitido das 06.00 às 08.00 e nós tínhamos de conseguir filmar o programa e também as reacções das pessoas que estavam a ouvi-lo. Chegámos a ir no carro a ouvir os ouvintes a dizer ao Tio João: 'A equipa de reportagem já saiu daqui da nossa aldeia, vai agora para aí.'"
EPISÓDIO PARA VER AQUI (28'05'')
Folheie algumas notícias sobre esta excelente série (pdf, 5 páginas)