728 x 90

Portuguese Titres Nos Matan

img

Printei um e-mail com um briefing sobre download de software que, desde um site, me permitirá implementar items de franchising, outsourcing, benchmarking. corporate image e e-commerce, powered by um Internet server provider muito eficaz. Isto agora torna-se so easy, so friendly.

Esta apresentação reproduz o capítulo referente aos estrangeirismos incluído no livro “Foi Você que Pediu um Bom Título?”.
Dinis Manuel Alves (2003), Coimbra, Quarteto Editora. 324 páginas

Os exemplos carreados são, obviamente, anteriores a 2003, data da publicação da obra.
De então para cá – esta apresentação ficou concluída em 2021, 18 anos após a difusão do livro -, o mundo mudou bastante, muito mesmo, também no que reporta ao avassalador avanço da língua inglesa em grande parte dos países.

Sendo controvérsia antiga, que aqui não chamamos a terreiro, e que reporta ao contínuo construto de uma língua e à provada porosidade aos contributos de outras línguas, outros falares, outras escritas, podemos perguntar-nos se se justificaria fazer hoje, em 2021, exercício similar com os estrangeirismos que pululam pelos títulos da imprensa lusa.
Julgamos que não, por verificarmos que essa prática se normalizou, deixando de ser uma excepção.

Vale assim, esta apresentação, como registo histórico de um período em que tal prática não adquirira a dimensão dos dias de hoje.

PARA VER/DESCARREGAR AQUI

* O intróito é da autoria do saudoso João Carreira Bom.