728 x 90

DINIS MANUEL ALVES

Mal Dita Televisão - Da máquina enfatizada à máquina constrangida

img

É o mais poderoso dos "media". Chamam-lhe electrodoméstico maligno, gritam "Kill Your Television", atribuem-lhe a paternidade de 384 efeitos perniciosos. Televisão maldita?

 Também mal dita, defende Dinis Manuel Alves, investigador que teve o privilégio, pioneiro em Portugal, de passar várias semanas nas redacções das principais estações de televisão portuguesas, acompanhando o trabalho dos jornalistas, editores e directores de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Este livro trata das representações de quem vê a televisão situando-se do lado de fora, posteriormente cotejadas com a observação do labor das redacções por parte do investigador e, por último, com as representações geradas pelos jornalistas de televisão em relação ao seu próprio trabalho.

Aqui se detalha a vasta gama de representações reagentes à actividade do meio televisão, em geral, e do jornalismo televisivo, em particular; desenham-se os contornos do binómio Máquina Enfatizada/Máquina Constrangida, pistando-se a panóplia de enfatizadores angariados pela engrenagem televisiva e os seus efectivos e pesados constrangimentos.
Aqui se dá voz aos jornalistas de televisão, que falam, na primeira pessoa, sobre as pechas da profissão, também sobre as suas virtualidades.
217 páginas

LIVRO DISPONÍVEL NA WOOK

Também pode descarregar aqui a versão integral do livro em pdf